Este é um cenário da cultura indiana e do cotidiano de uma jornalista brasileira comum.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Os Intocáveis da India


Vivo mais na Índia do que no Brasil,como a maioria de meus amigos já sabem..Alguns me perguntam como é a vida lá,sobre a cultura e hábitos.Aí ,me lembrei dos Dalits e resolvi contar sobre eles.
Poucas pessoas no mundo tem experimentado um nível de abuso e pobreza como os 300 milhões de Dalits ou “intocáveis” da Índia. Por 3.000 anos eles têm vivido num ciclo de discrimação e desespero sem esperança de escape. Para os Dalits, dor e sofrimento são parte da vida. Eles estão presos a um sistema de castas que nega a eles adequada educação, água potável, empregos com decente pagamento e o direito à terra ou à casa própria. A cada duas horas Dalits são assaltados e duas casas de Dalits são queimadas. A cada dia, dois Dalits são assassinados. Discriminados e oprimidos, Dalits são freqüentemente vítimas de violentos crimes
Fatos sobre os Dalits:
• A cada dia, três mulheres Dalits são estrupadas.
• Crianças Dalits são freqüentemente forçadas a sentarem de costas nas suas salas de aula, ou mesmo fora da sala;
• A cada hora, duas casas de Dalits são queimadas;
• A maioria das pessoas das castas altas evitarão terem Dalits preparando a sua comida, por medo de se tornarem imundos;
• A cada hora, dois Dalits são assaltados.
• Em muitas partes da Índia, Dalits não são permitidos entrar nos templos e outros lugares religiosos;
• 66% são analfabetos;
• A taxa de mortalidade infantil é perto de 10%;
• A 70% são negado o direito de adorarem em templos locais;
• 57% das crianças Dalits abaixo da idade de quarto anos estão muito abaixo do peso;
*60 milhões de Dalits são explorados através do trabalho forçado;
• A maioria dos Dalits são proibidos de beber da mesma água que os de castas mais altas.
Reflitam bem sobre a vida desses nossos irmãos e compare com a que vivemos,agradeçamos a Deus e oremos por eles.

25 comentários:

.. disse...

Oi,querida Beth
Perdoa a demora em aparecer...
Puxa,esse texto me emocionou,Já havia lido sobre 'os Intocáveis",mas pensei que já tivesse havido alguma mudança..é mesmo para refletirmos...pensamos que somod sofredores...!!!
Bjs e sempre que puder nos conte mais..

Ana Lívia disse...

Beth...
sempre me impressionou esse sistema de castas...
mas sabe que ao menos desa forma não há hipocrisia e a falsa moralidade ocidental?!
Não sei não... mas não estamos tão diferentes...
exceto pela parte de tampar o sol com a pineira!

Cadinho RoCo disse...

São nossos irmãos sim e por isso merecedores da nossa prece sim. Importante perceber que a dor de um semelhante compromete o nosso alívio.
http://cadihoroco.loginstyle.com

Ricardo Rayol disse...

mas se são tão discriminados e humilhados durante tanto tempo o que afinal eles fazem na sociedade indiana?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Beth,

Fico feliz em trabalhar com uma organização que atua no meio dos Dalits

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Braga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi..sou o Matheus Braga...estou pesquisando seu Blog(conforme e-mail de Daniel Berlinskis enviado para minha agência aqui em SP) junto com meus Pais, pois irei participar do teste para a próxima novela de Glória Perez"Caminho das Índias" visite minha página pessoal pra conhecer meus trabalhos e meu curriculum, sou de SP, tenho 06 anos, abr. Matheus Braga!

Anônimo disse...

Oi meu nome é Fernanda e tenho 12 anos. Nossa eu achei que sofresse com a discriminação, sou muito baixinha... mas esse povo é que sabe o que é sofrer.
Fiquei curiosa por causa da novela Caminhos da Índia e por isso estou aqui.
um forte abraço e vou orar por eles!

coragem disse...

Oi. A diferença com o Brasil é que o pobre aqui vai à igreja quando quiser e é um pouco menos discriminado. Tem muita igreja, principalmente as evangélicas que são coordenadas por pessoas da classe pobre aqui no brasil. Isso seria impossivel na india. Não sei como é a votação na índia , mas aqui no brasil o pobre vota também. Meu pai e meu sogro eram muito pobres (passaram fome, etc) hoje são muito bem de vida.

Unknown disse...

Olá Beth, aqui no Brasil esta sendo apresentada uma novela sobre a India, e fiquei curiosa em saber sobre os intocaveis, li seu texto e ele me fez ter mais curiosidade ainda,pretendo pesquisar mais sobre essa cultura indiana, que antes da novela, tenho certeza que aqui no Brasil, poucos sabiam sobre esse sistema de castas que praticam ai. Minha opiniao é que todos somos iguais, mas entendo que todo cada pais tem sua tradiçao... O que alivia é que sabemos que no final das contas, todos teremos o mesmo fim, independente de cor, classe ou religiao...
Um grande abraço

Larieti disse...

Beth
Olá, não estou acompanhando a novela Caminho das Índias, mas o assunto sobre os intocáveis da Índia fez com que eu pesquisasse a respeito. Parei aqui. Adorei teu texto. Nooooossa!! Fiquei impressionada. Sou professora e nem consigo imaginar o fato de deixar alunos de costas na sala ou fora. Acho um absurdo! Com todo o respeito: coitadinhos!!!

Parabéns pelo blog!

jgmamaral disse...

nossa ,eu tava pesquisando pra saber o significado de "intocaveis" e vim parar aqui ...fiquei curiosa outro dia recebi um email qtinha varias fotus de calamidades da undia contudo tinha tbm varias pessoas mortas nos rios nas ruas e as pessoas nem se importavam com isso ...ai pensei seria verdade estas fotus...depois do q li aqui acredito q seja...tenho um sentimento de revolta e meus primeiros pensamentos são em Deus...na verdade não sei nem o q dizer ...acho q somos abençoados...sem mais
Juliana Amaral.

jgmamaral disse...

aqui o link das imagens chocantes q eu vi...fiquei horrorisada com tanta miseria..
http://www.uhull.com.br/01/30/india-isso-voce-nao-vai-ver-na-globo-e-claro-imagens-chocantes/

NANDA disse...

ola o que eu qia saber, é pq eles sao dalits? como se tornam dalits???

NANDA disse...

ah, se alguem puder me responder
nani_ca16@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá...Beth..

Não costumo ver novela, mas assisti alguns capitulos de Caminhos da India, pois sou curiosa a respeito da cultura deles, e agora com seu texto caiu um pouco no meu conceito, de forma simples e objetiva vc nos passou a crueldade que eles tem com os própios irmãos. Como isso se iniciou? Enfim, Se Deus é pai e ele é...os ultimos serão os primeiros...bjos e parabéns

Unknown disse...

Oi Boa tarde meu nome é léia, Li seu texto e achei muito triste a vida miseravel que esse povo leva e vemos que o preconceito e a descriminação das pessoas, espero que um dia eles possam viver como todos nesse mundo e serem tratados como iguais pois é isso que somos até a prox Léia. Irei orar muito por eles.

Liamara disse...

Olá.
Assim como outras pessoas, movida pela curiosidade de saber o que é um "intócável", vim parar aqui em sua página. Para minha felicidade, devo completar. Parabéns pelas formas clara e simples com as quais trata do assunto.
Por outro lado, me entristece saber que a escravidão ainda existe de forma brutal.
Um abraço

panelaquentesp disse...

Olá!!!
Entendo que cada região tem sua culturas e religiões. Mas não consigo entender, como um país que prega o amor, a fé entre outras virtudes tão anseadas, possa descriminar pessoas ao ponto de queimá-las, estrupá-las e matá-las.

Fico feliz por viver em uma sociedade que aos poucos vejo que está mudando!!!

Marcos Menezes disse...

Olá.
Super interessante esse texto seu. Eu também não acompanho, como todas as outras, a novela "Caminho das Índias". Mas outro dia recebi um e-mail, mostrando uma realidade que a "Globo" não mostra na novela. E isso me deixou um pouco indignado com nós mesmos, brasileiros. É claro que não vou generalizar. Mas sobre isso escrevo no meu blog depois. Só quero mesmo parabenizá-la pela matéria, e convido outras pessoas que lerem, a procurar saber mais sobre outras culturas. Um tema extremamente complexo. Somente conhecendo outras culturas é que sabemos mais sobre a nossa.
Abraços...
Marcos Menezes
Depois dá uma olhadinha no meu blog.
www.marcosmenezescuiaba.blogspot.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi, tenho 14 anos e procurei sobre os intocáveis para um trabalho de escola.Gostei muito do texto, pois não é tão direto.Gostei de saber aqueles fatos sobre eles, e isso tornou meu trabalho bem mais interessante também, ate porque vocês sabem como são os alunos da minha idade, né?!E nesse caso, todos se interessaram e procuraram saber mais.Fiquei feliz e devo isso a você. Muito obrigada!E aah...tirei 10 no trabalho :D