Este é um cenário da cultura indiana e do cotidiano de uma jornalista brasileira comum.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Auto-realização

Mohan amava sua esposa Savitri passionalmente. Savitri era muito bonita. Ela tinha grande devoção a seu marido e estudava vedanta. Ela tinha senso de discriminação e desapego, como também praticava meditação diariamente.
Um dia, Mohan disse a Savitri que era seu desejo que depois de sua morte ele estivesse para sempre na companhia dela, seja no céu ou no inferno.
Savitri perguntou a seu marido: meu senhor, o que em mim faz você desejar minha companhia para sempre?
Mohan respondeu: seu rosto bonito, doce sorriso, afeição, carinho, seu cabelo cacheado, faces rosadas, lábios escarlates, sua melodiosa voz que me fascina.
Savitri então perguntou a ele: suponha que eu perca a beleza e minha cor rosada por causa de uma anemia ou surjam buracos no rosto por causa de uma varíola, ou ainda, erupções sobre todo o corpo e perca todo o cabelo. Suponha também que eu o trate de maneira rude ou comece a amar outro, você ainda deseja permanecer em minha companhia?
Mohan ficou confuso e desnorteado ouvindo aquelas palavras.
Savitri disse: seu amor é somente passional, pelo corpo. Não é amor real. Isto não dura para sempre. Há um ser imortal ou Atma dentro do coração de todos os seres. É a fonte e a origem de toda beleza. Você deve perceber este Atma através da purificação e meditação. Então, somente desta forma, seu amor durará para sempre. Desista desta paixão. Mergulhe fundo dentro de seu coração e contemple a beleza do Atma.
As palavras dela fizeram sentido para Mohan. Ele prostrou-se diante de sua esposa e a tomou como seu Guru.
Mohan mergulhou em Sadhana e atingiu sua própria auto-realização.

Fonte:Swami ShivanandaEm Revista 'O Atma'

2 comentários:

Vênus disse...

Oi,Beth

Adorei o sutra(é isso?)!
Lembro sempre de vc,quando vejo"Caminho das Indias".

beijos

Marcos Rittner - Author disse...

Gostei.
Há que saber separar a essência do que é superficial.
O belo nos trai.
Mas é bom.
Temos que saber para que ele é bom.